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Osteoporose

Quais vitaminas e minerais ajudam a prevenir e cuidar da osteoporose?

Cálcio

O cálcio é um grande elemento estrutural dos ossos e dentes e é essencial para construir e manter a densidade óssea. Noventa e nove por cento do cálcio do corpo é armazenado nos ossos, e cerca de 1% é encontrado no sangue e em outros fluidos corporais, onde é usado para funções vitais como contração muscular e relaxamento e constrição dos vasos sanguíneos. Se você não consumir cálcio suficiente por meio da dieta, o corpo vai retirá-lo das reservas ósseas para usar em outras partes do corpo.5

O cálcio adequado é essencial para reduzir a taxa de perda de massa óssea associada com o envelhecimento e pode auxiliar na prevenção e/ou no tratamento da osteoporose. O cálcio não funciona isoladamente; vários nutrientes influenciam a absorção e a retenção de cálcio e podem afetar seus níveis no corpo. A seguir, apontamos os principais.12,14

Vitamina D

A vitamina D é essencial para a absorção e o uso do cálcio no corpo, o que ajuda a formar e manter ossos fortes e saudáveis. A vitamina D também ajuda a preservar a força muscular e reduz o risco de quedas nos idosos. A principal fonte de vitamina D é a exposição à radiação ultravioleta do sol, portanto, se a exposição à luz solar for limitada, um suplemento de vitamina D pode ser necessário para ajudar a saúde dos ossos.12,14

Fósforo

Junto com cálcio e magnésio, o fósforo é um grande componente dos ossos, dando a eles força e estrutura. O fósforo é encontrado na maioria das fontes alimentares, e deficiências são incomuns.12,14

Homens e osteoporose

A osteoporose muitas vezes é vista como condição feminina, mas também pode afetar os homens. Inclusive, de acordo com estatísticas recentes da International Osteoporosis Foundation, em todo o mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos terão fraturas osteoporóticas ao longo da vida.4

A osteoporose é menos comum e tende a ocorrer mais tarde nos homens por uma série de razões:

 

 

Embora a osteoporose seja menos comum nos homens e tenda a ocorrer mais tarde, alguns fatores de risco para seu desenvolvimento relacionados a homens de qualquer idade incluem:14

 

 

 

Há várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver osteoporose em homens, incluindo:

 

Referências:

5. Calcium [homepage na Internet]. Bethesda (MD): NIH Office of Dietary Supplements (ODS); [atualizada em 02/03/2018; acesso em 22/06/2018]. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Calcium-HealthProfessional/.

12. Rizzoli R, Bischoff-Ferrari H, Dawson-Hughes B, Weaver C. Nutrition and bone health in women after the menopause. Womens Health (Lond). 2014 Nov;10(6):599-608. 

14. Osteoporosis in Men [homepage na Internet]. Bethesda (MD): NIH Osteoporosis and Related Bone Diseases – National Resource Center; [atualizada em 06/2015; acesso em 25/06/2018]. Disponível em: https://www.bones.nih.gov/sites/bones/files/men_osteoporosis.pdf.

15. Bowden JA, Delfabbro P, Room R, Miller CL, Wilson C. Alcohol consumption and NHMRC guidelines: has the message got out, are people conforming and are they aware that alcohol causes cancer? Aust N Z J Public Health. 2014 Feb;38(1):66-72. 

16. Exercise for Your Bone Health [homepage na Internet]. Bethesda (MD): NIH Osteoporosis and Related Bone Diseases – National Resource Center; [atualizada em 05/2015; acesso em 25/06/2018]. Disponível em: https://www.bones.nih.gov/sites/bones/files/exercise_bone_health.pdf.

19. Clark GR, Duncan EL. The genetics of osteoporosis. Br Med Bull. 2015 Mar;113(1):73-81.